Somos um dos maiores grupos de varejo alimentar do Brasil

Saiba mais Cultura Sustentabilidade Ética e compliance Políticas e normas Nossa História Prêmios

Temos as redes e marcas mais conhecidas e amadas do varejo brasileiro, com negócios multiformato e multicanal

Nossas Marcas Marcas Próprias e Exclusivas Negócios Especializados

Buscamos contribuir com o enfrentamento das mudanças climáticas e seus efeitos, e trabalhamos para reduzir os impactos de nossos negócios no meio ambiente.

Procuramos soluções e inovações para minimizar nossas emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) e o consumo de recursos naturais, além de estimularmos a correta destinação de resíduos, a economia circular e de baixo carbono e a redução e substituição de embalagens por opções mais sustentáveis.

Desde 2010, monitoramos as emissões de gases de efeito estufa (GEE) de todas as bandeiras do GPA, seguindo as diretrizes do Programa Brasileiro GHG Protocol. As informações coletadas em nosso inventário, auditado por terceira parte, nos permitem identificar oportunidades de mitigação e garantem transparência à sociedade.
Participamos também do Carbon Disclosure Project (CDP), uma das principais iniciativas do setor financeiro para combater as mudanças climáticas, e integramos o índice Carbono Eficiente (ICO2) da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão).

Mantemos ainda diretrizes expressas em nossa Política de Gestão Ambiental sobre o tema, orientadas pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), pelo Acordo de Paris e por outras orientações globais, além de atuarmos em conformidade com as legislações pertinentes. Estabelecemos como meta de curto prazo a redução de 50% das emissões de GEE de escopos 1 e 2 até 2025 (ano-base 2015) e, nos médio e longo prazos, de 60% até 2030 e 70% até 2040, vinculadas à remuneração variável dos cargos elegíveis.

CONSUMO DE
ENERGIA

Seguimos investindo no consumo de energia elétrica de fontes renováveis, migrando nossas lojas para o mercado livre de energia, como forma de priorizar a compra de outras fontes (pequenas centrais hidrelétricas, eólicas, biomassa e solar). Para ganharmos eficiência energética investimos em técnicas mais sustentáveis na construção de lojas novas e a melhoria nas existentes. As unidades são construídas com projetos luminotécnicos desenhados para redução de custo e desperdício, com diminuição de spots de luz e otimização das áreas técnicas climatizadas. Nas lojas já existentes, trocamos lâmpadas por modelos mais eficientes, de LED, e instalamos portas nos balcões expositores refrigerados, de forma a reter a temperatura e reduzir o consumo de energia, além de permitir maior elasticidade ao abastecimento do salão de vendas, aliviando a carga térmica para as câmaras frias. Seguimos também com a autogeração de energia de usinas solares instaladas na cobertura de lojas. Uma unidade do Pão de Açúcar, em Sorocaba (SP), e uma loja do Minuto Pão de Açúcar, em Campinas (SP).

GASES
REFRIGERANTES

Buscamos iniciativas que controlem e previnam a emissão de gases de efeito estufa relacionados ao uso de refrigerantes, monitorando todas as lojas, categorizando-as e definindo planos de ação específicos. Temos contratos de manutenção para refrigeração e ar-condicionado que incluem cláusulas de penalidades por consumo excessivo de gás refrigerante.

Nossa equipe interna é responsável por executar ações preventivas e corretivas nas lojas, além de realizarmos inspeções diárias nas áreas técnicas para identificar e resolver vazamentos rapidamente. Também implementamos projetos de revitalização em casas de máquinas, balcões e infraestrutura, visando otimizar ou substituir os gases utilizados.

OTIMIZAÇÃO
LOGÍSTICA

De forma a reduzir a emissão de gases poluentes relacionados ao transporte, adotamos medidas para otimizar a frota e para alcançarmos consumo mais eficiente de combustíveis. Contamos com soluções como múltiplas coletas em pontos de expedição, transit points (centros consolidadores de cargas), redução de malha logística, abertura e contratação de hubs terceirizados para possibilitar a consolidação de cargas com outros embarcadores, melhor gestão de categorias de produtos enviados para as lojas – o que minimiza a necessidade de reabastecimentos –, emprego de veículos elétricos e roteirização de nossas cargas e trajetos.

O programa de gestão de resíduos é mais uma medida que adotamos para combater as mudanças climáticas. Conduzimos nossa gestão para reduzir o volume de resíduos gerados na operação e garantir separação, manuseio, acondicionamento e disposição final de forma correta.

Com isso, evitamos contaminação, minimizamos a destinação de resíduos aos aterros e incentivamos sua reinserção no ciclo produtivo. No GPA, esse processo é segmentado em dois eixos de atuação: redução da geração de resíduos em nossa operação e fomento à circularidade.

REDUÇÃO DA
GERAÇÃO DE RESÍDUOS

Para reduzir o impacto dos resíduos sólidos em nossas operações, implementamos um conjunto de iniciativas e treinamentos para colaboradores(as), visando diminuir a geração de resíduos, garantir a correta separação e destinação (compostagem, reciclagem e coprocessamento), com o objetivo de reduzir o envio para aterros sanitários. Esse é o objetivo do Programa REUSE. O Programa consiste no aprimoramento da separação, da armazenagem, do transporte e da destinação de resíduos de nossas operações em loja em cinco etapas: definição de plano de ação, ajuste de infraestrutura, adequação de materiais, treinamento dos times nas lojas, e monitoramento e acompanhamento dos indicadores.

PROGRAMAS DE
LOGÍSTICA REVERSA

MATERIAIS RECICLÁVEIS – Desde 2001, o Pão de Açúcar mantém em suas lojas pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis, como papel, plástico, metal, vidro, óleo de cozinha usado, pilhas, lâmpadas, cápsulas de café e rolhas de cortiça. Ao longo desses anos, já viabilizamos a reciclagem de mais de 130 mil toneladas de resíduos. Somente em 2023, disponibilizamos mais de 80 Estações de Reciclagem e recebemos 2,6 mil toneladas de resíduos recicláveis dos(as) clientes que foram doados para 22 cooperativas de catadores(as), gerando mais de 70 postos de trabalho nos pontos de entrega voluntária.

Confira a lista de lojas

REDUÇÃO E SUBSTITUIÇÃO DE
EMBALAGENS  

Atuamos para reduzir o uso e substituir as embalagens em nossas lojas e produtos de marcas próprias e exclusivas. Para isso, contamos com o desenvolvimento de projetos que apresentam novos formatos para os(as) consumidores(as). Desenvolvemos iniciativas em três linhas: redução de embalagens plásticas, substituição de embalagens e ações com marcas próprias e exclusivas.