Somos um dos maiores grupos de varejo alimentar do Brasil

Saiba mais Cultura Sustentabilidade Ética e compliance Políticas e normas Nossa História Prêmios

Temos as redes e marcas mais conhecidas e amadas do varejo brasileiro, com negócios multiformato e multicanal

Nossas Marcas Marcas Próprias e Exclusivas Negócios Especializados

Imprensa

Compartilhamos aqui informações sobre o Grupo, suas marcas e negócios.

GPA cresce 6,9% na receita no 4TRI e acelera ganhos

Valor Econômico – Patrocinado por GPA Os números do último período mostram forte aceleração nas vendas, redução da alavancagem financeira e margem EBITDA no melhor patamar desde 2020

GPA

27/02/2025

Desde 2022, o GPA vive um momento de profunda transformação em sua estrutura e estratégia de negócio. O turnaround definido pela companhia se apoia em pilares estratégicos como a retomada da expansão de lojas, a ampliação da presença digital e a otimização das operações. Ao final do primeiro triênio do projeto, já se pode ver melhorias relevantes nos resultados operacionais. 

No quarto trimestre de 2024, a empresa apresentou uma evolução de 9,6% nas vendas mesmas lojas, com destaque para a forte aceleração das bandeiras Pão de Açúcar e Extra Mercado. As marcas registraram crescimento de 10,2% e 10,3%, respectivamente, na comparação com o quarto trimestre de 2023. As ações em e-commerce sustentaram a trajetória de melhoria, com um aumento de 16,2% nas vendas, reforçando a liderança da empresa no segmento digital alimentar no país. 

Houve ganho de market share em todos os formatos, com destaque para o segmento premium. Além disso, a consistência na margem bruta e o ganho de eficiência em despesas, alavancada pela aceleração das vendas mesmas lojas, contribuíram para uma margem EBITDA Ajustado histórica de 9,5% – o melhor patamar desde 2020. Ainda, a expressiva redução da alavancagem financeira, chegando ao patamar de 1,6x contra 5x no quarto trimestre de 2023, revela a assertividade da estratégia de venda de ativos e melhoria da estrutura de capital. 

CLIENTE FELIZ 

Nos últimos três anos, o GPA focou em melhorar a eficiência operacional para oferecer uma melhor experiência de compra. Faz parte dessa estratégia, fortalecer sua posição no mercado a partir da diferenciação das bandeiras e da expansão das lojas de proximidade, capazes de reforçar a capilaridade e oferecer uma experiência prática e próxima. A abertura de lojas do Minuto Pão de Açúcar está em linha com a boa aceitação do formato. 

Ainda, a evolução da experiência nas vendas digitais, com a migração da operação 100% para as lojas físicas, foi o grande diferencial estratégico do negócio, com a otimização de processos e a inclusão dos perecíveis como um grande diferencial.  

A melhoria da experiência se reflete na evolução do Net Promoter Score (NPS), que chega ao patamar de excelência, na casa de 80 pontos neste quarto trimestre. Também contribui para esse processo a segmentação dos clientes, por meio dos programas de fidelidade, que direcionam as ofertas de acordo com a necessidade e hábitos de compra dos clientes, impulsionando ainda mais o processo de fidelização. 

De modo geral, os indicadores operacionais apontam para uma trajetória forte de crescimento sustentável. Embora ainda exista espaço para avançar, os números até aqui demonstram consistência, resiliência e capacidade de adaptação.