Transformação da

cadeia de valor

Nossa cadeia de valor é rica e complexa, formada por milhares de fornecedores(as), dentre produtores(as), indústrias, empresas de distribuição e de outros produtos e serviços.

Buscamos conhecer profundamente todos os elos, aumentando a rastreabilidade e o processo de monitoramento, e assim identificar e mitigar eventuais riscos socioambientais nas etapas de extração de matérias-primas e de produção, além de também contribuir para potencializar o impacto positivo. Nossos esforços são para escolher produtos que contribuam para uma oferta e um consumo mais conscientes.

Nosso relacionamento com os(as) fornecedores(as) é guiado por diretrizes nos temas de: promoção dos direitos humanos, saúde e segurança do trabalho, segurança alimentar, práticas anticorrupção, proteção da biodiversidade, meio ambiente e bem-estar animal, que constam nos nossos documentos, como a Carta de Ética para Fornecedores(as), no Código de Ética e nas nossas políticas. A Carta de Ética para Fornecedores(as) é parte integrante dos contratos assinados com eles(as), e em programas e compromissos que estabelecem políticas, processos, indicadores de desempenho e treinamentos.

cadeia_valor

A partir do processo de identificação e mapeamento de riscos e oportunidades de nossas cadeias, organizamos nossas ações nos temas de: combate ao desmatamento, bem-estar animal, preservação da biodiversidade, condições de trabalho, apoio ao(à) pequeno(a) produtor(a), assim como os programas de desenvolvimento e qualidade de nossos(as) fornecedores(as).

O GPA tem como compromissos combater o desmatamento e a conversão de vegetação nativa nas suas cadeias de abastecimento, promover a proteção dos biomas nativos e do patrimônio cultural brasileiro, impulsionar o respeito à Declaração Internacional dos Direitos Humanos e dos direitos e do modo de vida dos povos indígenas, comunidades tradicionais e trabalhadores(as).

Combate ao desmatamento

cadeia_valor

O desmatamento ou a conversão de vegetação nativa aumentam as emissões de gases de efeito de estufa, que contribuem para desencadear eventos climáticos extremos que desestabilizam os ecossistemas e ameaçam a sobrevivência da humanidade, em especial de povos indígenas, populações tradicionais e mais vulneráveis, além de impactar as atividades econômicas, por isso, identificamos como um dos temas prioritários para a gestão da sustentabilidade do nosso negócio o desenvolvimento das cadeias de fornecimento da carne bovina e do óleo de palma, pela representatividade que essas têm sobre os produtos que comercializamos.

Desde 2012, o GPA vem evoluindo continuamente no desenvolvimento de suas políticas e processos de homologação e monitoramento de seus(suas) fornecedores(as). Temos atuado em conjunto com fornecedores(as), governos, instituições fiscalizadoras e organizações da sociedade civil organizada na implementação e evolução de melhores práticas socioambientais para essas cadeias.

cadeia_valor

A cadeia de fornecimento de carne bovina é composta por um conjunto complexo de atores que estão envolvidos em diferentes etapas da produção de gado. O nosso principal objetivo é contribuir para a construção de uma cadeia livre de desmatamento por meio de políticas internas para abastecimento, processos estruturados e engajamento de todos os elos.

Possuímos, desde 2016, uma Política Socioambiental de Compras de Carne Bovina e um processo específico para homologar fornecedores(as), de marcas próprias ou nacionais, além do monitoramento constante para garantir que os critérios definidos na Política estão sendo cumpridos pelos(as) fornecedores(as). A Política visa garantir a transparência da cadeia produtiva e de fornecimento da carne bovina, abrangendo detalhes de percurso e origem desde a fazenda até o abate, para checagem de que o gado não tenha sido criado em áreas de desmatamento ou conversão de vegetação nativa, além de outros critérios.

Desde 2020, para que possam estabelecer relações comerciais com o GPA, todos os frigoríficos são obrigados a adotar os critérios do protocolo unificado Boi na Linha (bioma Amazônia), além de demonstrar que estão em acordo com as legislações vigentes. Todos estão comprometidos de que o processo de sua cadeia é:

  • Livre de desmatamento e conversão de vegetação nativa;
  • Livre de condições análogas a trabalho escravo/infantil;
  • Livre de embargos ambientais por desmatamento;
  • Livre de invasões de terras indígenas e territórios quilombolas;
  • Livre de invasões em áreas de conservação ambiental;
  • Com registro no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e licença ambiental, quando aplicável.

Para monitorar o cumprimento dessa Política, contamos com um sistema de rastreabilidade, em que os(as) fornecedores(as) são obrigados(as) a inserir informações sobre a origem direta do gado (dados da fazenda de origem, números dos lotes e frigorífico do abate). Além das informações socioambientais, também são coletadas informações de segurança e qualidade alimentar (padrão de corte, integridade da embalagem, rotulagem e data de produção).

Os(as) fornecedores(as) de carne com abatedouro que fornecem ao Grupo, seja de marca própria como marca nacional, devem, desde 2017, ter um sistema próprio de geomonitoramento via satélite, que permite a verificação dos riscos socioambientais a partir da localização das fazendas e com o cruzamento de dados públicos, verificando se os lotes estão em aderência com a Política do GPA. Para avaliar a aderência e acuracidade do processo de monitoramento realizado pelos(as) fornecedores(as) frigoríficos, o GPA reanalisa todos os lotes de compra do Grupo das fazendas originárias, verificando se estão em conformidade com os critérios estabelecidos com a Política e o protocolo Boi na Linha.

Fornecedores(as) que não estejam de acordo com a Política Socioambiental de Compras de Carne Bovina e/ ou descumpram esses critérios em qualquer momento da relação comercial estão sujeitos(as) a medidas de consequência, incluindo o bloqueio e não comercialização com o Grupo até a readequação.


cadeia_valor

O óleo de palma é o principal óleo vegetal em produção e comercialização no planeta, sendo utilizado na indústria alimentícia, de higiene e limpeza, cosméticos, fármacos e lubrificantes, além de biocombustíveis e bioenergia, por isso, monitoramos seu uso em nossos produtos desde 2016.

Para garantir que nossos produtos de Marcas Exclusivas atendam aos critérios de produção sustentável, mitigando o impacto negativo do desmatamento relacionado a produção de óleo de palma, possuímos, desde 2020, uma Política Socioambiental de Compras de Produtos com Óleo de Palma. A Política tem o objetivo de identificar e mitigar possíveis riscos decorrentes da cadeia de fornecimento do óleo presente nos produtos das Marcas Exclusivas, promovendo o consumo consciente do alimento.

    NOSSOS COMPROMISSOS
  • Transparência da cadeia de fornecimento e origem do óleo de palma usado nos produtos.
  • Capacitação e desenvolvimento dos(as) fornecedores(as).
  • Monitoramento do desempenho dos(as) fornecedores(as) quanto ao cumprimento da Política.
  • Exigência de que nossos(as) fornecedores(as) comprem óleo de palma cuja produção seja livre de desmatamento ou de conversão de vegetação nativa, e que respeite as comunidades locais, populações tradicionais e os direitos dos(as) trabalhadores(as), ou seja, que obtenham óleo de palma e derivados certificados.
  • Encorajamento dos(as) produtores(as) de palma brasileiros(as) a adotarem práticas de produção responsáveis e sustentáveis.
  • Colaboração com os atores críticos da cadeia de óleo de palma para melhorar as práticas.

Realizamos constantemente o mapeamento junto aos(às) nossos(as) fornecedores(as), além de ações de capacitação e desenvolvimento deles(as), buscando dar mais transparência a essa cadeia. Temos, como meta, conhecer a origem do óleo de palma utilizado em nossos produtos de Marcas Exclusivas e alcançar 100% do óleo de palma estrangeiro certificado.

Bem-estar animal

cadeia_valor

Conscientes de nosso papel no fornecimento de alimentos com segurança alimentar, rastreabilidade e garantia de bem-estar animal, determinamos compromissos e metas com relação ao tema de bem-estar animal, divulgados em nossa Política de Bem-estar Animal, que estabelece diretrizes para toda a nossa operação e orienta sobre as relações existentes entre o GPA e os(as) fornecedores(as) nas cadeias de ovos, frangos, bovinos e suínos, sendo condições obrigatórias para o abastecimento.

    Nossa atuação se estrutura em quatro pilares:

  • Abastecimento e rastreabilidade – Estruturação de processos que garantam o abastecimento em todas as lojas do Grupo.
  • Engajamento da cadeia de fornecedores(as) – Fortalecimento da relação com fornecedores(as) com incentivo à produção sustentável e viável.
  • Comunicação para o consumo mais consciente – Sensibilização dos(as) consumidores(as) para entendimento do tema e incentivo à escolha desses produtos.
  • Advocacy e legislação - Articulação setorial para fortalecer legislações e/ou regulamentações relacionadas aos processos produtivos.

Os nossos compromissos estão orientados pelas normas e legislações vigentes, bem como pelas cinco liberdades dos animais definidas pela Farm Animal Welfare Comittee (FAWC) e nos domínios que envolvem o bem-estar dos animais (Mellor, et al, 2020). Essas liberdades definem estados ideais em vez de padrões para um bem-estar aceitável, estabelecidos como:

  • Livre da fome e da sede (fácil acesso à água potável e uma dieta para manter a saúde e o vigor completos),
  • Livre de desconforto (proporcionando um ambiente adequado, incluindo abrigo e uma área de descanso confortável),
  • Livre de dor, lesão ou doença (por prevenção ou diagnóstico e tratamento rápidos),
  • Liberdade para expressar comportamento normal (fornecendo espaço suficiente, instalações adequadas e companhia da própria espécie do animal) e
  • Livre de medo e angústia (garantindo condições e tratamentos que evitem o sofrimento mental)
Acesse a Política de Bem-estar animal do GPA

Conheça nosso trabalho em cada uma das cadeias a seguir:

collection02

O GPA foi o primeiro varejista alimentar brasileiro a firmar, em 2017, um compromisso pelo bem-estar animal na cadeia de ovos, quando foi estipulado que viabilizaria, até 2025, a comercialização de 100% de ovos de Marcas Exclusivas provenientes de criação de galinhas livres de gaiolas. No mesmo ano, foi o primeiro varejista a lançar, em suas Marcas Exclusivas, uma linha de ovos de galinhas livres de gaiolas.

Ao longo desses anos, desenhamos uma estratégia apoiada no: engajamento com a cadeia de fornecedores(as), atuação junto aos demais atores da cadeia, conscientização de consumidores(as) e abastecimento de lojas. Como resultado, estamos, ano após ano, evoluindo em nossos números e expandimos a nossa meta para todas as demais marcas comercializadas. Dessa forma, 100% dos ovos vendidos em nossas lojas serão provenientes de criação de galinhas livres de gaiolas (cage-free, caipira e orgânico) até 2028.

collection02

Temos como compromisso alcançar, até 2028, 100% da carne suína disponibilizada em nossas lojas (de nossas Marcas Exclusivas e de todas as marcas) proveniente de fornecedores(as) que contemplam o bem-estar animal, considerando a boa saúde dos suínos, com condições físicas e psicológicas adequadas e o respeito ao seu comportamento natural:

  • Transição para gestação coletiva até final de 2028;
  • Abolição da identificação do animal por meio do corte da orelha (mossa);
  • Abolição da castração cirúrgica e substituição para a castração por vacina (imunocastração);
  • O corte ou desgaste dos dentes dos animais será mantido apenas nos casos de extrema necessidade, quando forem verificados comportamentos agressivos entre os animais e em casos de ferimentos entre os indivíduos;
  • Exigência de enriquecimento ambiental nas diferentes fases de produção, para estimular o comportamento recreativo e exploratório dos animais e evitar o estresse;
  • Compromisso para eliminação de beta-agonistas para Marcas Exclusivas. Para os(as) demais fornecedores(as), implantaremos um plano de monitoramento do uso racional de antibióticos.

Os detalhes sobre esses pontos, assim como as orientações para os(as) fornecedores(as) podem ser encontrados em nossa Política de Bem-estar Animal e na Cartilha de Biossegurança e Bem- estar Animal para fornecedores(as) de suínos do GPA.

collection02

Temos como uma de nossas principais preocupações a procedência e a qualidade da carne que vendemos em nossas lojas. Por isso, desde 2016, temos uma Política Socioambiental de Compras de Carne Bovina, que estabelece critérios, regras e diretrizes que devem ser cumpridos por todos(as) os(as) nossos(as) fornecedores(as) de carne.

Além disso, em nossa Política, estabelecemos os aspectos de qualidade de vida e bem-estar que devem ser respeitados no processo produtivo.

Para nossas Marcas Exclusivas, já disponibilizamos 100% dos produtos com rastreabilidade na gôndola e, até 2025, 100% dos(as) nossos(as) fornecedores(as) do Pão de Açúcar devem estar comprometidos(as) publicamente com a política referente ao bem-estar animal.

Acesse a Política Socioambiental de
Compras de Carne Bovina
collection02

O Grupo está empenhado no estabelecimento de condições que visem o bem-estar de frangos de corte, do nascimento ao abate, além de considerar os aspectos éticos e sustentáveis da produção, garantindo as condições ideais de vida no ambiente de criação, comprometendo-se em atender às demandas globais de bem-estar animal.

Temos como meta que, até 2028, 100% dos produtos de nossas Marcas Exclusivas atendam aos aspectos de bem-estar animal detalhados em nossa Política de Bem-Estar Animal do GPA.

Condições Dignas de Trabalho

cadeia_valor

O respeito aos direitos humanos em todas as cadeias de valor que envolvem as operações de fornecedores(as) e parceiros(as) comerciais é parte central da nossa estratégia de sustentabilidade. Cumprir essas diretrizes é, além de obrigatório, condição para o fornecimento de produtos à Companhia e a manutenção de relações a longo prazo.

Todos os nossos compromissos com os direitos humanos são ancorados nos principais documentos da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e outras iniciativas da ONU, como Pacto Global, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Princípios Orientadores sobre Negócios e Direitos Humanos.

Contamos com a nossa Política de Direitos Humanos na Cadeia de Valor, que apresenta as diretrizes gerais e específicas em relação ao respeito aos direitos humanos e às condições de trabalho que nossos(as) fornecedores(as) e parceiros(as) comerciais devem seguir para assegurarmos uma oferta e um consumo mais conscientes. De acordo com os parâmetros dela, monitoramos e realizamos auditorias frequentes em nossos(as) fornecedores(as), a fim de verificar o cumprimento às legislações e às normas competentes no que tange ao combate à mão de obra infantil, escrava ou análoga à escravidão.

Somos signatários, desde 2005, do Pacto pela Erradicação do Trabalho Escravo. E, desde 2011, participamos do Programa da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), assumindo o compromisso de auditar e monitorar 100% da nossa cadeia de produtos têxteis.

Somos associados a Initiative for Compliance and Sustainability (ICS) e, portanto, realizamos periodicamente auditorias de conformidade social, por meio de empresas terceiras, em fábricas que estão localizadas em locais de maior risco e vulnerabilidade de práticas trabalhistas, e em todos os produtos de nossas Marcas Exclusivas. Nessas visitas são verificados o cumprimento das normas internacionais de condições de trabalho e dos requisitos trabalhistas nos locais das fábricas, além de abordagem específicas nos temas de Trabalho forçado; Tráfico de pessoas e trabalhadores(as) imigrantes; Trabalho infantil; Liberdade de associação; Direito à negociação coletiva; Discriminação; Saúde e segurança do trabalho; Abuso e assédio; Remuneração e benefícios; Horas trabalhadas e extras. A depender dos resultados das auditorias, estruturamos planos de ação específicos para cada fornecedor(a). E, em caso de não-conformidades graves, suspendemos as relações comerciais.

Além das auditorias, desde 2017, todos(as) os(as) nossos(as) potenciais fornecedores(as) e prestadores(as) de serviços passam por um processo de homologação em que também é considerada uma análise da Lista Suja de Trabalho Escravo (lista oficial brasileira, divulgada pelo Ministério da Economia e Secretaria de Inspeção do Trabalho) e de embargos do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A presença nessas bases de dados significa a reprovação automática, não sendo permitido o fornecimento ou prestação de serviço ao GPA.

Respeito à Biodiversidade

cadeia_valor

O contínuo crescimento da demanda mundial de pescados tem produzido expressiva e alarmante pressão sobre os principais estoques pesqueiros do planeta, demandando e muitas vezes concentrando cada vez mais a captura de determinadas espécies, o que se reflete também nos hábitos de consumo.

Cientes desse cenário e buscando contribuir com a minimização desse impacto, adotamos algumas práticas na gestão de nossa cadeia, implementadas em todas as unidades do Grupo:

  • Contamos com procedimento para receber pescados frescos, que monitora a qualidade e o atendimento às legislações pelos(as) fornecedores(as) de pescados, avaliando critérios, como época de defeso, tamanho mínimo de captura e monitoramento do Registro Geral da Atividade Pesqueira – (RPG);
  • Não comercialização de nenhuma das mais de 470 espécies ameaçadas de extinção presentes na Portaria MMA 148/2022, mesmo com a permissão da legislação;
  • Estímulo ao consumo de espécies menos conhecidas (como saramonete, sororoca, olhete, catuá, olho-de-cão, cavala, carapau, pargo-rosa e xaréu) por meio da comunicação e conscientização de nossos(as) clientes para diversificar a procura, reduzindo assim o impacto concentrado em apenas algumas delas.

Apoio à pequena produção

O GPA tem como um de seus pilares o apoio ao(à) pequeno(a) fornecedor(a). Para isso, possui alguns programas que incentivam a entrada desses(as) fornecedores(as)"../assets em nossas lojas e fomentam a sua produção - além de apoiar projetos de parceiros(as). Confira as principais iniciativas:

Caras do Brasil

De maneira pioneira dentre os grandes varejistas, criamos o Programa Caras do Brasil em 2001, para incentivar o consumo de produtos produzidos por pequenos(as) produtores(as) por meio de processos sustentáveis de cultivo e manejo.

Além de ampliar o acesso de pequenos(as) produtores(as) ao grande varejo, disponibilizando nas lojas produtos típicos das cinco regiões brasileiras, o Programa promove o reconhecimento e a valorização dos produtos e dos(as) produtores(as), fortalecendo a regionalização e a cultura, a partir da venda de alimentos em gôndolas específicas em nossas lojas, com comunicação visual exclusiva e condições comerciais diferenciadas.

Desde a sua criação, já passaram pelo Programa mais de 100 pequenos negócios com condições diferenciadas de comercialização. Todos(as) os(as) fornecedores(as) passam por auditorias para monitoramento da conformidade da produção e dos produtos em relação às boas práticas de fabricação, e responsabilidade e impacto social na comunidade onde estão inseridos(as).

Horta Social Urbana

O projeto Horta Social Urbana, iniciativa da ONG ARCAH (Associação de Resgate à Cidadania por Amor à Humanidade), consiste em transformar espaços vazios da cidade de São Paulo, especialmente terrenos baldios, em locais com produção de hortas orgânicas, a partir da promoção do desenvolvimento social de pessoas em situação de rua.

A seleção dos(as) participantes do projeto é realizada em centros de acolhimento e, durante o curso, os(as) alunos(as) recebem também auxílio-transporte, alimentação, uniforme, atendimentos terapêuticos e psicológicos, além de formação em agroecologia. Posteriormente, há a possibilidade de trabalho remunerado para pessoas que passam a cultivar, colher e vender hortaliças, legumes, temperos e saladas prontas.

Desde junho de 2020, com o apoio do Instituto GPA, as hortaliças do projeto são vendidas nas lojas Pão de Açúcar e Pão de Açúcar Fresh em São Paulo, e em 2021 passaram a integrar o portfólio de e-commerce do Pão de Açúcar (paodeacucar.com).

Muda Meu Mundo

A startup Muda Meu Mundo atua no Estado do Ceará, apoiando a agricultura familiar com o fornecimento de tecnologia capaz de conectar os(as) produtores(as) e seus produtos (frutas, legumes e verduras) à venda direta ao supermercado.

Todos(as) os(as) agricultores(as) que fazem parte do projeto recebem certificação e qualificação em um processo de orientação por videoaulas e materiais de gestão, precificação e sustentabilidade. A Muda Meu Mundo também orienta sobre preservação das matas nativas, redução de emissões de carbono, utilização da água e destaca temas sociais – como saúde da família, equidade de gêneros e crianças na escola. Confira em quais lojas você encontra esses produtos aqui.

Garantia de qualidade e segurança dos produtos

Qualidade, segurança e saudabilidade são três requisitos que levamos em consideração na oferta de produtos aos(às) clientes, sempre buscando e valorizando as melhores práticas de nossos(as) fornecedores(as). Para isso, mantemos uma série de programas que monitoram, apoiam o desenvolvimento e asseguram o avanço de nossos(as) fornecedores(as) nesses aspectos. Confira alguns deles a seguir.

Programa Qualidade desde a Origem

O Programa Qualidade desde a Origem, criado em 2008, é pioneiro no varejo brasileiro em rastreabilidade e desenvolvimento da cadeia produtiva. Tem como objetivo garantir e incentivar as boas práticas, promover o mais alto padrão de qualidade, desenvolver a cadeia produtiva e sua rastreabilidade e atender aos requisitos legais de qualidade e segurança de alimentos.

Os pilares do Programa visam garantir os processos por meio de inspeções de qualidade nas centrais de distribuição, em auditorias em fornecedores(as) diretos(as) e produtores(as), coletas e análises laboratoriais, mapeamento de dados e notas fiscais para rastreamento e identificação de origem.

Desde 2019, o Programa conta com uma plataforma de monitoramento na qual os(as) fornecedores(as) compartilham informações técnicas e dados de rastreabilidade e podem ter acesso ao seu desempenho em auditorias, índices de inspeções e resultados de análises. Todos esses dados também auxiliam a equipe de compras a selecionar os(as) melhores fornecedores(as) e produtos aos(às) nossos(as) clientes.

O QDO apoia nossos times e garante a qualidade dos produtos oferecidos em nossas lojas para as cadeias de frutas, verduras e legumes (FLV), suínos e pescados.

Programa Evolutivo de Qualidade (PEQ)

Para nossos(as) fornecedores(as) de Marcas Exclusivas mantemos, desde 2013, o Programa Evolutivo de Qualidade (PEQ), criado para assegurar o compromisso com a qualidade e a segurança de nossos produtos e, assim, fortalecer a relação de confiança dos(as) consumidores(as) com nossas Marcas Exclusivas.

A auditoria e a certificação dos(as) nossos(as) fornecedores(as) de Marcas Exclusivas são realizadas com base no protocolo de auditoria, que foi elaborado considerando as legislações vigentes e os requisitos específicos do GPA. Ainda, para os produtos alimentícios o protocolo considera também as normas reconhecidas pela Global Food Safety Initiative (GFSI), que estabelece padrões internacionais de segurança alimentar.

O PEQ também engloba auditorias sociais, baseadas no protocolo internacional Initiative Clause Social (ICS), que tem como objetivo medir a conformidade dos(as) fornecedores(as) em relação às leis vigentes e à Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Trimestralmente, divulgamos o painel de desempenho dos(as) fornecedores(as), que apresenta a pontuação obtida e garante a transparência do processo, incentivando as melhores práticas e a constante evolução do processo produtivo, além de servir de insumo para as relações comerciais. Além disso, realizamos regularmente workshops e treinamentos voltados para os(as) fornecedores(as) sobre temas, como sustentabilidade de embalagens, desenvolvimento de produtos, cultura de segurança de alimentos, e tratativa de não conformidades.

Oferta de produtos mais sustentáveis

cadeia_valor

A oferta de produtos mais sustentáveis é parte da nossa estratégia de negócios, alinhada à filosofia de fomentar um estilo de vida mais benéfico para nossos(as) clientes, colaboradores(as) e fornecedores(as) e que esteja alinhado com a sustentabilidade.

Para isso, aprimoramos e criamos projetos que atendam a esses parâmetros. Confira a seguir alguns deles:

  • Com a Taeq, somos pioneiros em alimentação saudável entre as Marcas Exclusivas do mercado, com a oferta de centenas de produtos entre frutas, legumes e verduras (FLV) e industrializados. Para fazer parte da marca Taeq, os produtos devem atender ao guia nutricional ou à lista de ingredientes permitidos, serem livres de GMO (Genetically Modified Organism, Organismo Geneticamente Modificado – clique aqui e confira nosso compromisso sobre o tema), e se enquadrar em, pelo menos, uma das classificações (policies): naturalmente saudável /minimamente processado; orgânico; integral; free from (livre de açúcar, lactose e/ou glúten); vegano; funcional; ou melhoria nutricional (balanceamento nutricional e limites mais restritos para açúcar, sódio e gorduras saturadas).

  • Buscando aproximar nossos(as) clientes do processo produtivo dos alimentos, contamos com instalações hidropônicas verticais em algumas lojas do Pão de Açúcar, que permitem ao(à) cliente colher as hortaliças diretamente do pé. Além de reduzir a distância entre o(a) produtor(a) e o(a) consumidor(a), o projeto contribui para a redução do desperdício de alimentos ocasionado pelas perdas no processo logístico, e também para a diminuição do uso de embalagens, pois, após a escolha do produto, ele é acondicionado em embalagem de papel.
  • Fomos pioneiros em oferecer produtos orgânicos aos(às) nossos(as) clientes, apostando nesse tipo de produção como um caminho que respeita e preserva o meio ambiente, além de proporcionar uma vida mais saudável, com produtos de qualidade. Promovemos iniciativas para facilitar o acesso e incentivar o consumo de alimentos orgânicos.
  • Os produtos plant-based (baseados em planta, ou seja, exclusivamente sem origem animal) ganham a cada dia mais espaço na cesta de compras do(a) consumidor(a). Sempre buscando apresentar soluções inovadoras de forma fácil, prática e gostosa, fomos pioneiros em oferecer essa opção a partir de maio de 2019. Nesse cenário, procuramos inovar e ampliar esse portfólio de produtos que atendem a diferentes tipos de clientes, sejam veganos(as), vegetarianos(as) e flexitarianos(as) – ou até mesmo entre aqueles(as) que mantêm o consumo de carne e derivados, mas buscam diversificar suas opções.